Imóvel ideal – alugar, comprar ou construir: qual é a melhor opção para mim?

Tomar decisões sobre a sua moradia é uma tarefas que envolve muita responsabilidade. O principal quesito acaba sendo o financeiro, mas há uma série de outros aspectos que devem ser levados em conta. Afinal, podemos estar falando de uma escolha para a vida toda.

A primeira questão que nos bate à porta é: devo alugar, comprar ou construir o meu próprio imóvel? Para ajudá-lo, preparamos uma lista com os prós e contras de cada uma das opções. Siga conosco para conferir.

Alugar

 

Os prós: Ainda não possui uma boa reserva financeira? A melhor opção para você, neste momento, é o aluguel. Mas não se acomode: busque não comprometer um valor tão alto neste aluguel e utilize o dinheiro para começar a sua reserva e, no futuro, poder bancar seu próprio imóvel. Caso haja intenção de se mudar em curto ou médio prazo, o aluguel também pode ser uma opção mais interessante. Ah, e você também estará livre de despesas de manutenção.

Os contras: no caso do aluguel, você não está construindo um patrimônio. Adquirir o próprio imóvel é uma das principais formas de investimento e, ao alugar, você abre mão disso. Outro ponto importante: há muitas restrições arquitetônicas e de design. Fica mais difícil, neste caso, dar “a sua cara” ao imóvel, porque poucas serão as alterações que você poderá fazer.

Comprar

 

Os prós: esta opção é para quem fez uma boa reserva e/ou pode arcar com um financiamento. Ao comprar seu próprio imóvel, você adquire liberdade para escolher a casa dos sonhos – e transformá-la como preferir. Além disso, terá nas mãos um investimento seguro, já que, mesmo que você pague altas parcelas de financiamento, estará construindo o seu patrimônio. Caso você tenha filhos, esta também é a melhor opção porque oferece um espaço estável para ser ocupado imediatamente.

Os contras: adquirir um imóvel exige comprometimento financeiro: ou você precisará ter o montante total do valor para quitação à vista, ou terá que optar por um financiamento. Neste caso, avalie até onde pode ir. Os gastos com manutenção podem pesar no bolso, então não deixe de levá-los em consideração.

Construir

 

Os prós: aqui, o controle financeiro é a maior vantagem. Comprar um terreno é obviamente mais barato do que um imóvel, e os demais investimentos podem ser feitos ao seu tempo e de acordo com sua renda. Além disso, dependendo da localização, pode ser um excelente investimento. A personalização também é uma grande vantagem, já que, ao construir seu imóvel do zero, você poderá pensá-lo nos mínimos detalhes.

Os contras: se você precisa de um espaço para habitar em curto prazo, esqueça esta modalidade. É preciso estar disposto a esperar e fazer tudo aos poucos, com muito planejamento. Afinal, ao optar pela construção, você estará sujeito a muitos gastos insuspeitos.

Ainda não sabe qual a melhor opção para você? Entre em contato e vamos avaliar e descobrir juntos!