Investir em imóveis para alugar é um bom negócio?

Adquirir imóveis para alugar é uma das formas de investimento favoritas do brasileiro. Atrás apenas da poupança, que leva a preferência de 60,8% dos investidores, os imóveis são a aposta de 18,2% das pessoas, seguido pela Previdência Privada (12,8%) e os Fundos de Investimento (9,5%). Os dados aparecem em pesquisa do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojista. Mas comprar um imóvel para alugá-lo é uma boa ideia?

Este tipo de investimento pode ser feito de várias formas e pode sim ser um bom negócio, com alto potencial de retorno. Como todo investimento, envolve riscos e deve ser feito com cautela, seriedade e muita pesquisa e planejamento.

Por que vale a pena?

 

Comprar um imóvel para alugar é uma das formas de investimento mais seguras. Ao comprar uma sala comercial, uma casa ou apartamento, você está na verdade adquirindo um patrimônio que não pode ser confiscado, como a poupança, ou atingido por quedas de impacto, como no caso das ações.

E esse é o tipo de bem com o qual você sempre ganhará dinheiro. Há gerações que o investimento no mercado imobiliário é um dos favoritos, e isso deve se manter por bastante tempo ainda. Por quê? Porque a demanda é excessiva. A carência de moradias é imensa, e não existe perspectiva de que diminua substancialmente em um futuro próximo.

Os imóveis são um investimento que costumam garantir uma renda fixa. Mas para assegurar que você não tenha problemas, é preciso contar com uma imobiliária de confiança que irá intermediar sua relação com os inquilinos.

Há outro detalhe a ser considerado: o valor alcançado com o aluguel do seu imóvel pode ser multiplicado, porque ele não precisará ficar parado. É possível utilizar o dinheiro para fazer uma boa aplicação e elevar o rendimento.

Também importante lembrar que estamos falando de bens que muito dificilmente irão desvalorizar e causar prejuízos. Claro, é possível que ocorram gastos de manutenção, mas nada que diminua substancialmente seus ganhos.

Ainda assim, para investir em imóveis, é preciso olhar para o futuro. Qual o potencial de valorização deste negócio? Existem dois fatores que são muito importantes e precisam ser levados em consideração durante a análise de um negócio:

Urbanização

 

Regiões da cidade que estejam em amadurecimento são boas apostas. Às vezes, um local que ainda conte com pouco comércio local e poucas residências, está em crescimento e oferece diversos terrenos. Essas áreas podem ter alto potencial de valorização para um imóvel.

Estar em uma área altamente visada mas o bairro não tem mais para onde ir? A região vizinha, hoje abandonada e nada atraente, tende a vivenciar um alto crescimento nos próximos anos. Fique de olho nesses terrenos.

Imobiliária e construtora

 

Contar com o apoio de uma imobiliária consolidada no mercado e que ofereça confiança é o primeiro passo para fazer bons negócio. Essa empresa certamente irá indicá-lo construtoras com um portfólio reconhecido. E ter organizações com histórico de bons empreendimentos é um excelente indicador de que você está no caminho certo.