O que avaliar antes de fechar a compra de um imóvel

Imagine que já está tudo certo para o imóvel ser seu. Falta só assinar o contrato. E aí? O que fazer?

Antes de fechar a compra, não custa nada revisar alguns pontos. A compra de um imóvel é um investimento importante, e há formas de você garantir de que fez a compra ideal.

Para isso, há detalhes a se avaliar antes de fechar a compra de um imóvel, e a Maciel Imóveis separou dicas para lhe ajudar a adquirir sua casa ou apartamento sem complicações!  

Imóveis são investimentos

Lembre-se de encarar a compra de um imóvel como um dinheiro investido.

Montar uma cozinha planejada ou reformar cômodos são maneiras de valorizar a propriedade para uma eventual venda, se houver intenção de repassá-la, ou podem ser simples melhorias que agregarão valor de mercado ao lar.

Caso a possibilidade de uma venda futura não esteja nos planos, encarar a compra de um imóvel como um investimento ainda assim é uma forma de afinar o olhar para perceber o que é lucrativo e o que pode trazer custos no imóvel.

Verifique os documentos do imóvel

Tenha certeza de que os documentos do imóvel estão em ordem. Pesquise a situação do vendedor ou do condomínio no setor de certidões de sua cidade ou nos sites dos tribunais competentes. É uma maneira de se certificar de que o imóvel não está envolvido em problemas judiciais.

Verifique também a certidão negativa de tributos do imóvel (IPTU) e a certidão negativa de utilidade pública. Ambos são importantes para a regularização da propriedade junto à Prefeitura.

Por último, solicitar a matrícula atualizada do imóvel em cartório é uma forma de observar o histórico da propriedade, e descobrir potenciais pendências, como um financiamento não quitado ou algum risco de penhora.

Fechar a compra de seu imóvel através de uma imobiliária é uma maneira de evitar essas burocracias, posto que corretores realizam essas verificações – mas se sinta à vontade para checar você também!

A compra nem sempre é a melhor opção

Se você não tem certeza de qual será a sua situação para os próximos cinco anos, avalie se a compra do imóvel é realmente a melhor escolha.

Às vezes, o aluguel é mais apropriado. A possibilidade de se ter filhos, viajar ou de se mudar de emprego são indicativos de que a escolha deve ser pensada com cuidado.

Se for esse o caso, sem pressa! Alugue um imóvel até ter certeza da decisão de fechar ou não a compra.

Certifique-se de que o imóvel está em boas condições

Observe potenciais rachaduras ou infiltrações e desníveis no piso, assim como paredes, portas e janelas. Muitas questões estruturais de casas ou apartamentos só podem ser checadas por especialistas, mas um comprador leigo está apto a realizar observações superficiais.

Preste atenção também à vizinhança: verifique se a vida noturna é agitada, se há comércio na região ou se existe um trânsito complicado. Também se informe sobre o policiamento na área e, se possível, converse com moradores sobre o bairro ou o condomínio. Já é uma forma de conhecer os futuros vizinhos e de informar-se!

Após verificar alguns desses pontos, você pode ficar mais tranquilo para comprar seu imóvel. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco. A equipe da Maciel Imóveis está pronta para sugerir soluções e responder a perguntas!