Qual a melhor forma de pagamento na compra de um imóvel?

Ter o próprio imóvel é uma das maiores conquistas de uma família. Às vezes, mesmo já tendo alcançado esse objetivo, a família aumenta e você se vê precisando de um espaço maior para deixar todos confortáveis.

Acontece que, muitas vezes, esse aumento na família significa também maior comprometimento financeiro. E aí, qual a melhor opção: deixar o conforto para depois ou investir todo seu dinheiro em um novo imóvel agora? Nenhum dos dois. Você não precisa comprometer todo o capital que possui no momento em uma casa maior. Para isso, existem diversas opções que podem te ajudar a conquistar sua nova casa sem desequilibrar as contas.

Além da quitação à vista, há outras formas de pagamento possíveis na hora de comprar um imóvel. Para ajudá-lo nesta escolha, abaixo trazemos informações sobre as principais.

1. Financiamento bancário

 

Uma das formas de pagamento mais clássicas é o financiamento bancário, quando uma instituição bancária oferece o crédito necessário para a quitação do imóvel. Dentro disso, há algumas possibilidades. Uma delas é o Sistema Financeiro de Habitação, que pode utilizar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço e a conta poupança, por exemplo. Por essa forma de pagamento, o financiamento pode chegar a até 90% do valor do imóvel, sendo que o custo efetivo máximo não pode ultrapassar 12% ao ano. Esse índice inclui juros, comissões e demais encargos.

Outra opção é o Sistema de Financiamento Imobiliário, forma de pagamento voltada a imóveis que possuem um valor maior do que os limites estabelecidos pelo sistema de habitação. É voltado a quem possui ativos mais expressivos e pode utilizar como recursos fundos de pensão e de renda fixa, por exemplo.

2. Consórcio

Existem excelentes administradoras no mercado caso você opte pelo consórcio como forma de pagamento. A Maciel Imóveis oferece opções de consórcio com créditos de valores superiores a 300 mil, com taxa de administração fixa, sem juros. Os sorteios ocorrem todos os meses, mas há possibilidade de antecipação da compra. Além disso é possível fazer a compra planejada, com parcelas, prazo e lances fixos.

Saiba mais clicando aqui.

Ficou em dúvida sobre qual a melhor opção para o seu caso? Entre em contato conosco! Teremos prazer em esclarecer seus questionamentos.

3. Financiamento com a construtora

 

Outra opção é financiar seu imóvel diretamente com a construtora. Esta possibilidade é interessante para quem enfrenta dificuldade em obter um empréstimo bancário e pode oferecer maior flexibilidade nas negociações.

O lado negativo desta opção é que o prazo pode ser menor do que os concedidos pela instituição bancária. Caso você tenha possibilidade de arcar com um número de parcelas menor, embora de valor mais alto, esta pode ser a melhor forma de pagamento do seu imóvel.

Tenha em mente que é necessário atentar para os juros e formas de correção. Estes índices podem mudar do momento da construção para a entrega do imóvel.

Ficou em dúvida sobre qual a melhor opção para o seu caso? Entre em contato com a equipe da Maciel que iremos lhe ajudar com prazer!